sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nuevo título oficial de Técnicos en Emergencias Sanitarias - TES

Aprovado em Real Decreto (1397/ 2007 de 29 de Outubro) e já regulamentado está o título/ profissão de Técnico de Emergência Médica (em espanhol Técnico en Emergencias Sanitarias) na nossa vizinha Espanha.

Segundo uma publicação periódica especializada - InfoEmergencias - o processo de aprovação deste título também não foi fácil em Espanha mas dada a importância atribuída a esta função no Sistema Integrado de Emergência Médica espanhol acabou por reunir os consensos necessários. Trata-se de uma formação de grau médio composta por um programa de 1.400 horas de formação divididas em 2 anos.

Segundo a mesma publicação, este processo de formação arrancará a "todo o gás" no ano lectivo 2010/ 2011 estando neste momento os institutos de formação em processo de adaptação dada a complexidade e diversidade dos diferentes módulos de competência. Prevêm-se algumas dificuldades dado que além daqueles que irão iniciar a formação haverá lugar a um período transitório em que os actuais técnicos serão sujeitos a avaliações modulares por forma a verem reconhecidas competências adquiridas durante o seu percurso profissional.


Torna-se por isso importante acompanharmos este processo dado que pode trazer mais valias óbvias a quem como nós, irá passar por um processo semelhante muito brevemente. Neste momento, é inegável a necessidade urgente de reconhecer e validar a importância e as competências dos Técnicos de Emergência Médica porque só assim teremos um SIEM verdadeiramente eficaz em que a Cadeia de Sobrevivência não quebra logo no 2º elo.

Cumprimentos a todos

Sem comentários: